domingo, 23 de setembro de 2012

Pedalinhos no verão em Ipanema, da década de 70


Nesse calorão, feliz de quem tem "uma praia pra chamar de sua"! Pode ser de mar, de rio ou até mesmo de lago, desde que esteja ali - bem pertinho - nos esperando para refrescar e descontrair!
Nos verões da década de 70, era assim que eu e minha irmã, Ana Lúcia, iniciávamos nosso passeio em Ipanema, nos domingos pela manhã: vestidos, devidamente calçados e protegidos do sol pelos bonés (à esquerda).



A grande diversão e pretexto para nosso pai, Juarez, nos levar a Ipanema eram os passeios de pedalinho, que ficavam junto ao bar/restaurante/boate Taba. Pela numeração deles, se percebe a quantidade de pedalinhos que havia disponível para aluguel (à direita).                                  

.





Não demorava muito para que o passeio de pedalinho se transformasse numa aventura e, de repente: "Homem ao mar!" Tchibum! Eu pulava na água e logo atrás vinha minha irmã. Objetivo alcançado: andar de pedalinhos, sim, mas tomar banho na praia era tudo de bom! O pai devolvia o pedalinho e nós já ficávamos por ali, brincando nas águas tranquilas de Ipanema..

.
                 
 A folia depois se estendia para a areia com jogo de bola, castelinhos e tudo o que tínhamos direito. Hora de ir para casa, que o almoço da mãe já estava na mesa. Para comemorar aquela manhã de praia, tinha o refrigerante Pepsi tomado no gargalo da garrafa - coisa de adulto - em mesinhas que se estendiam por quase toda praia, sob as arvores (à direita).

.
Às vezes, o Guaíba nos brindava com alguma tartaruga, que era levada pra casa para nos fazer companhia na semana e depois trazida de volta para ser lançada novamente nas águas de Ipanema. Claro, acreditávamos que ela tivesse sido engordada, fora possivelmente "torturada", porém, com certeza, "batizada" com um nome carinhoso e muito amada por nós que voltaríamos, ao longo do verão, procurando pela cabecinha dela ''por fora d'água", nadando por entre os pedalinhos, para nos dar também o seu alô.


Nessa última foto (à esquerda), já aparece minha irmã mais nova - Flávia Letícia, o que comprova que esses passeios se repetiram por alguns verões em nossas vidas.

Durante nossa infância, há quase 40 anos, Ipanema era "a nossa praia". E hoje, quais lembranças estarão sendo guardadas na memória de seus atuais frequentadores?

*Por Luiz Antonio Henriques da Silva, Conselho de Blogueiros

Fonte:http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2010/02/22/verao-em-ipanema/                                                                           

Um comentário:

  1. Muito lindas estas fotos nesta década eu andei nestes pedalinhos são grandes memorias.

    ResponderExcluir