quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Morro do Sabiá: história e requinte

No finalzinho do século 19, primórdios do bairro Ipanema, todo o Morro do Sabiá, vizinho da Pedra Redonda, pertencia ao Barão Von Seidel, um solteirão que construiu uma platibanda sobre a figueira mais alta do morro para ver as caravelas entrarem no Guaíba. Entre as embarcações, estavam aquelas que traziam imigrantes, a maioria alemães, a Porto Alegre. Eram viajantes que, ao visitar a região, então Província de São Pedro, deixaram importantes testemunhos acerca da história da cidade.
Tempos mais tarde, as terras que hoje compreendem o Morro do Sabiá foram adquiridas por Oscar Meyer, um rico comerciante, proprietário de imóveis e lojas no Centro da cidade. Relata a família que, antes das terras serem de Oscar, elas pertenciam a Otto Niemeyer, nome conhecido na Zona Sul.
No final dos anos 1920, durante a administração de Alberto Bins (1928/1937), com as transformações de Porto Alegre, Meyer obrigou-se a vender seus prédios situados no Centro. A abertura de novas ruas, de avenidas e a construção do Viaduto Otávio Rocha exigiu a demolição de suas lojas que ficavam no meio do caminho (atual Avenida Borges de  Medeiros).
Apesar da reação contrária à demolição, liderada por intelectuais da época, os imóveis de Oscar foram demolidos. Com o dinheiro da indenização ele pôde comprar as terras em Ipanema. Nem sonhava ele que, um dia, o local se transformaria na "Vila Clotilde", uma belíssima chácara, às margens do Guaíba, homenagem a três gerações de mulheres da família.
A chácara dos Meyer, antes apenas um extenso matagal, tornou-se modelo em Ipanema. Um lugar refinado e com ares de parque inglês. Foi Oscar Meyer, o primeiro plantador de coníferas da região, arborizando um grande espaço e preservando a magnífica Mata Atlântica. Chamado de louco pelos amigos por ter se enfiado naquele fim de mundo que era Ipanema, ele plantou, juntamente com um grupo de jardineiros, toda a grama (relva inglesa) do parque.

          Moradores em foto na Vila Clotilde Colégio Anchieta comprou parte da área

A chácara abrangia toda a montanha, desde a antiga Estrada da Pedra Redonda, hoje Avenida Coronel Marcos, até a beira da praia que, na época, apresentava águas límpidas, perfeitas para o banho. Uma vez que o desejo de Oscar era uma casa de veraneio para a família, o lugar era perfeito. A Vila Clotilde encantou, como ainda encanta, os porto-alegrenses e visitantes de Ipanema.
Tempos mais tarde, porém, diante de dificuldades para administrar tão extensa área, Lya Bastian Meyer, filha de Oscar, vendeu parte da propriedade a terceiros. Entre os compradores estavam a Fundação Ruben Berta _ Associação dos funcionários da VARIG, no início dos anos 1970,a Associação dos Antigos Alunos Maristas de Porto Alegre (AAAMPA), hoje Colégio Marista Ipanema, no final dos anos 1950. O topo do morro passou então a ser de uso exclusivo dos alunos e professores do Colégio Anchieta, aquisição feita em 1949.
O centro da chácara, onde se avista a linda moradia _ uma casa de cinema em estilo alemão, ainda permanece com a família, descendentes de Oscar e Clotilde.

               Jovens da época no Morro do SabiáTerreno escapou de virar cemitério

Maria Helena, uma das descendentes de Oscar e Clotilde, nos conta que: "Um fato curioso envolveu esta venda. Eu frequentava o Instituto Cultural Norte-Americano, cuja bibliotecária D.Haydée Leão Madureira era amiga da D. Lya. Pois bem, em uma tarde, após uma revisão médica, eu passei por lá. D. Haydée, um tanto constrangida, perguntou-me se era verdade que parte da chácara estava sendo vendida. Respondi-lhe que sim, e que o arras seria assinado às 17h. Ela então perguntou se eu sabia quem seria o comprador. Dei o nome de uma instituição conhecida, e acrescentei que eles construiriam ali um local para abrigar pessoas especiais. Só então ela revelou que a dita instituição estava servindo de testa de ferro para um cemitério arborizado, com crematório".
Maria Helena, ao relatar o fato, concluiu aliviada que, felizmente, houve tempo para desfazer o negócio e o encantador e histórico Morro do Sabiá continuou sendo dos vivos, para alegria dos moradores de Ipanema e das redondezas. Permanece um lugar aprazível, onde a natureza ainda cumpre a sua função de encantar.

blogueira: Janete da Rocha Machado nos brinda com mais lembranças do passado na Zona Sul.




Veículo a gasogênio no bairro Ipanema, em Porto Alegre

          Veículo a gasogênio no bairro Ipanema, em Porto Alegre

O combustível gasogênio surgiu no Brasil durante a crise do petróleo, decorrente da II Guerra Mundial (1939 – 1945). O racionamento de gasolina, imposto pelo governo brasileiro, obrigou muitos motoristas a buscar essa alternativa de combustível. O motor específico para gasogênio funcionava com gases obtidos pela queima do carvão ou da lenha. Era preciso adaptar o automóvel para o uso desse combustível, que requeria um equipamento acoplado na traseira dos veículos. 
Acabou se tornando, na época, a única opção de combustível para muitos veículos de passeio particulares, e seu uso era incentivado pelo governo. De 1942 a 1944, apesar da recessão ocasionada pela II Guerra, a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogênio.
O racionamento de gasolina não impediu que amantes do automobilismo pudessem seguir participando e vencendo provas. O piloto Norberto Jung, por exemplo, em julho de 1943, classificou-se em quarto lugar na primeira corrida de carros com motores a gasogênio, disputada no Circuito do Cristal, organizado pelo Touring Club e pelo jornal local Folha da Tarde, em Porto Alegre. Na segunda prova com carros a gasogênio, disputada em setembro de 1944, o piloto obteve o segundo lugar.
O gasogênio foi usado até o final da guerra e do racionamento de petróleo. Nos dias atuais, não vem sendo usado, por apresentar inconvenientes como baixo poder calorífico e alta porcentagem de poluição – além do fato de que, para ser produzido, são necessários equipamentos de grande porte, que não seriam bem aceitos nos dias atuais.



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mãe, IPANEMA 1971, propaganda toca-disco MUNDIAL.

                                              Fonte:Ronald Boeira

A primeira novela do Estado em 1965


Pedra Redonda, 39 foi o nome da primeira novela gravada no Rio Grande do Sul, e o cenário foi a Mansão da Vila Clotilde, no Morro do Sabiá, no bairro Ipanema. O ano, 1965 e Tarcisio Meira foi o galã com sua parceira Glória Menezes. A trama contava a história de uma família tradicional e incluía um crime misterioso. Além das gravações de estúdio no canal 12, foram feitas muitas tomadas de cenas na propriedade da bailarina Lya Bastian Meyer. A casa ficava no número 39 da Estrada da Pedra Redonda, hoje a Coronel Marcos, daí o título da novela. Pedra Redonda, 39 estreou no horário nobre das 21h em maio de 1965, na TV Excelsior de São Paulo.

A Pedra Redonda de outrora, tinha fama, eram as mansões com praia particular. E o exemplo desta elite residente era a chácara da Vila Clotilde, que viveu o seu auge nos anos 30 do século passado. A fina moradia pertencia ao senhor Oscar Bastian e à sua esposa, dona Clotilde. O casal teve apenas uma filha, Lya Bastian Meyer. Professora e bailarina, Lia foi a introdutora do balé no Estado e primeira diretora oficial de dança do Theatro São Pedro. A mansão da Senhora Clotilde abrangia todo o Morro do Sabiá, desde a antiga Estrada da Pedra Redonda até a beira da praia. O local ficou muito famoso em 1931, quando alí foi oferecido um chá à primeira dama do país, Dona Darcy Vargas. Os tempos eram mágicos, e o bairro Ipanema despontava no cenário porto-alegrense.

*A Vila Clotilde ainda existe, porém, parte da chácara foi vendida para a Associação dos funcionários da Varig (Fundação Rubem Berta), outra parte foi vendida para a Associação dos alunos Maristas de Porto Alegre e finalmente, o alto do morro foi vendido para o Colégio Anchieta. Fonte: PELLIN, Roberto.

*Por Janete da Rocha Machado, Conselho de Blogueiros
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2009/12/16/a-primeira-novela-do-estado/



domingo, 23 de setembro de 2012

Pedalinhos no verão em Ipanema, da década de 70


Nesse calorão, feliz de quem tem "uma praia pra chamar de sua"! Pode ser de mar, de rio ou até mesmo de lago, desde que esteja ali - bem pertinho - nos esperando para refrescar e descontrair!
Nos verões da década de 70, era assim que eu e minha irmã, Ana Lúcia, iniciávamos nosso passeio em Ipanema, nos domingos pela manhã: vestidos, devidamente calçados e protegidos do sol pelos bonés (à esquerda).



A grande diversão e pretexto para nosso pai, Juarez, nos levar a Ipanema eram os passeios de pedalinho, que ficavam junto ao bar/restaurante/boate Taba. Pela numeração deles, se percebe a quantidade de pedalinhos que havia disponível para aluguel (à direita).                                  

.





Não demorava muito para que o passeio de pedalinho se transformasse numa aventura e, de repente: "Homem ao mar!" Tchibum! Eu pulava na água e logo atrás vinha minha irmã. Objetivo alcançado: andar de pedalinhos, sim, mas tomar banho na praia era tudo de bom! O pai devolvia o pedalinho e nós já ficávamos por ali, brincando nas águas tranquilas de Ipanema..

.
                 
 A folia depois se estendia para a areia com jogo de bola, castelinhos e tudo o que tínhamos direito. Hora de ir para casa, que o almoço da mãe já estava na mesa. Para comemorar aquela manhã de praia, tinha o refrigerante Pepsi tomado no gargalo da garrafa - coisa de adulto - em mesinhas que se estendiam por quase toda praia, sob as arvores (à direita).

.
Às vezes, o Guaíba nos brindava com alguma tartaruga, que era levada pra casa para nos fazer companhia na semana e depois trazida de volta para ser lançada novamente nas águas de Ipanema. Claro, acreditávamos que ela tivesse sido engordada, fora possivelmente "torturada", porém, com certeza, "batizada" com um nome carinhoso e muito amada por nós que voltaríamos, ao longo do verão, procurando pela cabecinha dela ''por fora d'água", nadando por entre os pedalinhos, para nos dar também o seu alô.


Nessa última foto (à esquerda), já aparece minha irmã mais nova - Flávia Letícia, o que comprova que esses passeios se repetiram por alguns verões em nossas vidas.

Durante nossa infância, há quase 40 anos, Ipanema era "a nossa praia". E hoje, quais lembranças estarão sendo guardadas na memória de seus atuais frequentadores?

*Por Luiz Antonio Henriques da Silva, Conselho de Blogueiros

Fonte:http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2010/02/22/verao-em-ipanema/                                                                           

A caixa-d`água de Ipanema


Na Praça Senador Alberto Pasqualini, no coração do bairro Ipanema, frente à igreja, havia uma caixa-d`água que muitos lembram. Haviam pessoas que se referiam à área como "a praça da caixa-d`água" para chegar às praias do Ipanema, Espírito Santo ou Guarujá, muito concorridas para banhos e passeios.
Os registros fotográficos são poucos. Então, vale a foto acima, pertencente ao acervo do Automóvel Clube do Estado, em que uma carretera, carro de corridas da época, passa ao lado da caixa-d`água durante a corrida dos 500km de Porto Alegre de 1958 - disputa anual e tradicional realizada na Zona Sul até quase o final dos anos 60.
Alguém lembrou?

Postado por Luiz Pedro Borgmann, Conselho de Blogueiros
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/zhzonasul/2009/05/12/a-caixa-dagua-de-ipanema/

Jardim de Infância, alunos da Prof. Míriam, eu e meu colega de aula, amigo e vizinho de muitos anos.. Marcus Fraga, filho do Zé barbeiro e da Tia Marli..

                                                      Fonte:Day E Cesar Espindola

A TURMA DA ASSOCIAÇÃO DE "WINDSURF" TREINANDO PRO HOLLYWOOD E DEIXANDO NOSSO GUAÍBA COLORIDO COM SUAS VELAS.

                                                 Fonte:Cristina Kruger Oliveira

Direto do tunel do tempo!! O volei no muro...entre Mario de Andrade e Conselheiro Xavier da Costa!!! Com Marcia, Carla Rodrigues, Lucia, Cezar, Marcelo, Zeca e mais e mais.....Lilico ( nosso mascote) !!

                                                      Fonte: Marcia Winter

O famoso trapiche em Ipanema, por volta de 1970 e poucos ...

                                                          Fonte:Ivan Marques

Eu Cristine Haensel e minha irmã, Beatriz, por volta de 1964.

                                                       Fonte:Cristine Haensel 

sábado, 22 de setembro de 2012

Minha primeira Comunhão, Ricardo Roehe, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Ipanema, Porto Alegre R.S


                                                        IGREJA N. S. APARECIDA

Igreja de Ipanema, Porto Alegre R.S, Construída em 1930 e demolida em 1960

                                                        Fonte:Roberto Berrutti


Minha família, morávamos na Mampituba......meus irmãos eram um time de futebol... alemãozinhos...

                                                       Fonte:Isabel Jankus

Ipanema, 1974, primeiro pedalinho do bairro, passeios pelo Rio Guaíba, uns pedalinhos diferentes que ficavam mais próximo ao Prof. Gaúcho...eu Ronald Boeira, com a minha mae..o outro era um caroneiro...

                                                          Fonte:Ronald Boeira

Primeiro Barbeiro de Ipanema, 53 anos de profissão, e continua trabalhado aos 75 anos!!!! Parabéns ao Zé.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

S.r Ricardo e o Primeiro Onibus de Ipanema de 1926

                                                    Fonte:Roberto Bortolomiol

Cine Ipanema de 1958, bons tempos!!


Prédio do Cine Ipanema inaugurado em 1958.

Da direita para esquerda eu, Ricardo Roehe, minha mãe Lygia meu pai Gastão e meu irmão Fernando, rua otelo rosa, hoje casa da minha amiga Rochele Viegas Como é bom lembrar desta época!!!!

                                                           Fonte:Ricardo Roehe

Eu pequeno Ricardo Roehe e meu irmão Fernando Roehe , na rua otelo rosa, hoje casa de minha amiga Rochele Viegas Relembrar a nossa infância é tudo de bom e como eu era chorão nesta época.rsrsrsrsr

                                                    Fonte:Ricardo Roehe

Praia Do Sitio.....+ 1

                                                           Fonte:Ronald Boeira

Tunel do Tempo...pra lembrar que essa titia aqui já gosta de praia há MUITOSSSS ANOS!!!! hehehe 1973!!!

                                                            Fonte:Marcia Winter

Essa semana fica aqui nosso amigo Roberto Berrutti...

                                                      Foto: Roberto Berrutti
Bárbara Ferreira Essa semana fica aqui nosso amigo Roberto Berrutti... Uma maneira singela de prestigiar a esse cara que aprontou todas nos áureos tempos , mas que não deixou de viver intensamente nenhum minuto e que hj é um grande Pai e um Avô pra lá de coruja... Acho que a palavra que te resume pode ser SUPERAÇÃO !!!

Memórias de Ipanema

                                                           Fonte:Lizia Pitrez Colares

Reunião Antigo Amigos do Odila.

                                                            Fonte:Delegado Cleiton II

Primeiro orelhão de Ipanema em frente a Taba

                                                              Fonte:Roberto Bortolomiol

Chimas na beira... fim de tarde !!!

                                                       Fonte:Bárbara Ferreira

DESFILE DA PRIMAVERA ANOS 60 70 QUE ÉPOCA MARAVILHOSA!!!!

                                                       Fonte:Claudia Horn Ilha

Compartilhado do amigo Andre Moreira... Muito Obrigado !! Professora Zita...

                                                        Fonte:Bárbara Ferreira

“bailarina” – Ipanema 1930

                                                        Fonte:Ricardo Roehe

Meus 15 anos na SABI !!!! hehehe

                                                         Fonte:Marcia Winter

A pedidos uma raridade ainda intacta.

                                                            Fonte:Roberto Anzolch

1970!!! Monte Líbano!!!

                                                          Fonte:Marcia Winter

Hollywood Vela em Ipanema - Reparem a propaganda da Mesbla, as pessoas, as roupas, etc... (Foto de Nelson Piccolo)

                                                       Fonte:João Batista Reis

DESFILE DE MODA INFANTIL NO GINÁSIO DA SABI !! NANCI, SUZANA, ROSEMARY... — com Marcia Escobar.

                                                               Fonte:Cristina Kruger Oliveira

Na época éra dos chadeiros não dos conheiros. — com velho guereiro... Mathias.

                                                           Fonte: Marçal Hermann

É lindo Ipanema.. curtir uma tarde de sol e tomar um chima com os amigos, não tem preço!!!

                                                      Fonte:Day E Cesar Espindola